Brinco argola a peça mais versátil do seu porta joias

argolas-11

Existe alguma peça que seja mais coringa do que um par de brincos de argola? A versatilidade de tal acessório permitiu que fosse um marco para a história da moda no que se diz respeito a acessórios. Entre altos e baixos o acessório se mantém firme e presente. Mas qual sua origem?

A origem do brinco de argola se mistura muito com o próprio ato de se vestir.  Acredita-se que o acessório tenha se originado na antiguidade, mas especifico na mesopotâmia e África. 
Os historiadores dizem que as mulheres sumérias usaram os primeiros brincos de argola de ouro por volta de 2500 aC. Ao mesmo tempo que os antigos povos da civilização africana, Núbia (hoje Sudão), foram algumas das primeiras pessoas no mundo a usar argolas.

Registros persas, sumérios e gregos.

O registro mais antigo no que se diz respeito a tal indumentária é de 1600 a.C em um afrescos da civilização minoica. 

A maioria dos registros são de mulheres usando o adorno, mas sabe-se que homens também usavam, principalmente os de classes mais altas e importantes. Por exemplo, há evidências que sugerem que brincos de argola eram usados ​​por soldados persas na antiguidade.

 As argolas se mantiveram presentes durante toda antiguidade e foram apenas decair na idade média, provavelmente pela falta de estímulos no que se diz respeito à auto estima e beleza que percorriam na época. E não só às argolas saíram do foco durante esse período e sim qualquer brinco. Voltando apenas na fase renascentista.

Retratos da idade média que mostram orelhas cobertas.

Contudo as argolas durante o renascimento se tornaram símbolo dos piratas.  Existem especulações de que os piratas ganhavam uma argola de ouro por cada viagem longa bem sucedida, ou seja os piratas com mais argolas nas orelhas eram os mais experientes.

A argola ficou fora dos holofotes até o século 20. Tendo como regresso, principalmente por conta da descoberta da tumba de Tutankhamon em 1922 onde o mundo inteiro ficou fascinado com os costumes e estética egípcia.

Artes egípcias que mostram o uso de argolas.

E logo em seguida foi catalisado pelas atrizes de Hollywood e sendo eternizada na cultura pop até hoje.

Audrey Hepburn, Josephine Baker e Ava Gardner.

Durante todos esses séculos a argola se transformou e se reinventou diversas vezes, afirmando ser um dos acessórios mais versáteis e com muitos significados. 

Confira aqui a diversidade de looks possíveis com argola.

Look01 – Fresquinha e mística.

Look02- Meio chic meio confortável

Look03 – Comfy

Look04 – Executiva

por Lucas Viceli

arte por Amanda Lima

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Acompanhe as novidades

A Mazze utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa Política de Privacidade