O que é PRATA 925?

BANNER BLOG

A prata é um dos metais mais usados no desenvolvimento de joias desde a antiguidade. Uma referência em qualidade, cor e beleza.

Ela em seu estado puro não possui muita consistência, não garantindo a resistência ideal para uma joia. Para ser manipulada, é feita uma liga com outros metais, como por exemplo o cobre.

Entenda mais sobre os tipos de ligas:

Prata 925: É a liga tradicionalmente utilizada na alta joalheria, constituída de 92,5 % de prata pura. Um elevado grau de pureza aliado à qualidade e resistência desejável. O termo Prata de Lei foi estabelecido por conta desse tipo de liga. No século XIII o rei de Portugal Dom Afonso II declarou uma lei que punia a fabricação de peças em prata com ligas menores do que 92,5%. Este padrão se mantém até hoje como padrão internacional na alta joalheria.

Prata 950: É também uma liga usada na alta joalheria que leva 95% de prata e apenas 5% de outros elementos. A prata 950 tende a escurecer mais rápido ou ficar com pequenas manchas, pois como sua composição leva mais porcentagem de prata, ela acaba ficando mais suscetível aos fatores externos que escurecem a prata como poluição, ácido úrico no corpo, produtos de limpeza e cosméticos.

Vale lembrar que ambas as ligas podem ser chamadas de prata de lei e toda prata de lei pode escurecer naturalmente, porém pode ser facilmente polida e limpa, voltando ao seu brilho e cor originais.

Agora vamos entender sobre os principais e melhores tipos de prata usadas no mundo da joalheria.

– Prata italiana, leva uma acabamento espelhado com polimento diamantado, esse tipo de processo é chamado de polimento Flat. Ele garante uma maior resistência a liga, maior brilho e proteção extra. A verdadeira prata italiana é importada diretamente da Itália (que é o caso das nossas peças).


– Prata asiática, tende a ter um maior teor de prata em sua liga, o que por si só já garante uma cor mais escura para a peça. Além disso, esse tipo de prata é passada por um processo específico de polimento, que oxida a peça dando um aspecto da “Prata envelhecida”. A prata asiática muitas vezes pode ser chamada de prata Bali.



texto por Lucas Viceli
arte por Amanda Souza

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter

Acompanhe as novidades

A Mazze utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa Política de Privacidade